Porto Alegre, 23 de dezembro de 2013.
“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13).
Prezados Salesianos, Membros da Família Salesiana, educadores, funcionários, colaboradores da missão salesiana!
Tenho uma novidade para lhes comunicar, o P. Pascual Chávez Villanueva, Reitor-mor da Congregação Salesiana, após ter realizado a consulta inspetorial na Inspetoria São João Bosco de Belo Horizonte e ter feito o discernimento com o Conselho Geral nomeou para novo Inspetor daquela Inspetoria o
P. ORESTES CARLINHOS FISTAROL.
O P. Orestes Carlinhos Fistarol nasceu em Ascurra, SC (Guaricanas), no dia 12 de abril de 1966. Professou na Congregação Salesiana no dia 8 de janeiro de 1984. Foi ordenado presbítero no dia 13 de dezembro de 1992, assumindo como lema sacerdotal: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13).
É Licenciado em filosofia, pela Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras Dom Bosco de Santa Rosa, RS; Bacharel em Teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba, PR; fez o Mestrado em Teologia Moral pela Universidade Lateranense de Roma, na Academia Afonsiana; foi Juiz do Tribunal Eclesiástico de Curitiba, PR de 1997 a 2002.
Embora gostaríamos que o P. Orestes permanecesse na nossa Inspetoria após terminar seu Inspetorado dia 24 de maio de 2014, todavia acolhemos a vontade de Deus que o chama para outra missão na Inspetoria de Belo Horizonte. Vamos acompanhá-lo com nossas preces e apoio para que o P. Orestes possa realizar um belíssimo trabalho de animação e governo como vem exercendo na nossa Inspetoria. Seu e-mail: Inspetor@dombosco.net
Um Feliz Natal para todos,
P. Asídio Deretti
DIREZIONE GENERALE OPERE DON BOSCO
Via della Pisana 1111 – 00163 Roma
Il Rettor Maggiore
Prot. 13/0687
Roma, 23 de dezembro de 2013
Revmo. Sr. P. Nilson Faria dos Santos
e Salesianos da Inspetoria São João Bosco
de Belo Horizonte
Belo Horizonte – Brasil
Caríssimos Irmãos,
gostaria de saudar a todos e a cada um com coração de Dom Bosco e desejar-lhes uma feliz conclusão do Advento. E’ este um tempo de esperança e de alegria no qual Deus se faz um de nós para salvar-nos e dar-nos a sua própria vida.
Neste tempo, junto com o meu Conselho, examinei a consulta inspetorial para a nomeação do novo Inspetor do Brasil–Belo Horizonte. Agradeço ao Regional da América Cone Sul, P. Natale Vitali Forti, que esteve animando os diversos encontros de discernimento tendo em vista o processo de indicação. Gostaria de assegurar-lhes que a reflexão no Conselho Geral foi acompanhada de profundo sentido de simpatia por essa Inspetoria e também de especial oração, a fim de que Deus nos quisesse indicar a pessoa que melhor pudesse assumir esse ministério de animação e governo.
Desejo agradecer cada um dos irmãos pela exemplar participação na consulta. Todos – os 114 salesianos consultados – responderam: um resultado excelente. As respostas ajudaram-nos, antes de tudo, a conhecer melhor a situação da Inspetoria, os desafios que se devem enfrentar e as oportunidades que podem ajudar-nos a manter uma fidelidade ainda maior. E tudo com uma especial atenção a quanto Deus nos está a pedir através do Papa Francisco e a valorizar também os variados estímulos oferecidos pela Congregação nestes anos: a peregrinação da Urna de Dom Bosco; o triênio de preparação ao Bicentenário de nascimento do nosso amado Fundador e Pai, Dom Bosco; e o tema do próximo Capítulo Geral, com o seu premente apelo a ser “testemunhas da radicalidade evangélica”. Este processo de discernimento nos tornou atentos à voz do Espírito Santo e ao coração de Dom Bosco, que amou e sonhou o Brasil salesiano.
DIREZIONE GENERALE OPERE DON BOSCO
Via della Pisana 1111 – 00163 Roma
Il Rettor Maggiore
Ao termo desse percurso de discernimento, tenho a alegria de comunicar-lhes que, com o consenso do meu Conselho, nomeei para novo Inspetor do BBH o P. ORESTES CARLINHOS FISTAROL. É um Irmão muito bom e capaz, com uma consolidada experiência de Inspetor. Pareceu-nos oportuno que – pelas especiais necessidades emersas na reflexão compartilhada e também por quanto se pôde detectar da mesma consulta – fosse nomeado um Coirmão proveniente de outra Inspetoria. Seja como for, estou certo de que o P. Orestes, acolhendo esta obediência, sentirà totalmente como sua a realidade salesiana da Inspetoria, e saberá interpretar muito bem no meio de todos a figura paterna de Dom Bosco.
Ao apresentá-lo, peço-lhes acolhê-lo como se fora ao mesmo Dom Bosco, exatamente porque é chamado a encarná-lo e torná-lo presente na Inspetoria.
Enquanto agradeço ao P. Nilson Faria dos Santos pelo trabalho realizado nesses seis anos de seu Inspetorado, agradeço também ao P. Orestes por ter acolhido com fé, generosidade e profundo sentido de Congregação, este delicado ministério do serviço da autoridade.
Confio, mais, o P. Orestes Carlinhos Fistarol e todos e cada um dos irmãos da Inspetoria àqueles cuidados e guia materna de Maria Auxiliadora com os quais acompanhou os primeiros salesianos que chegaram ao Brasil. Acompanhe-lhes Ela também o caminho salesiano neste momento histórico, sendo sempre Mãe e Mestra de todos.
Aproveito da ocasião para desejar os meus mais cordiais Votos de Santo Natal, rico dos dons que o Pai desejou doar-nos na Encarnação do Seu Filho Unigênito.
Com afeto, em Dom Bosco Santo,
P. Pascual Chávez V., SDB
Reitor-Mor
Nenhum comentário:
Postar um comentário