domingo, 12 de janeiro de 2014

PERGUNTE E RESPONDEREMOS:

 
Padrinho de Batismo Evangélico

Meu namorado e eu fomos chamados para sermos padrinhos do meu sobrinho. Meu namorado foi batizado na Igreja Católica quando bebê, mais agora a família dele é evangélica e ele está indo a Igreja Evangélica. Tem uns dois meses que ele está indo a Igreja Evangélica. Gostaria de saber se mesmo assim ele pode batizar meu sobrinho comigo?
 
Antes de dizer se vocês podem ou não ser padrinhos, gostaria de perguntar: você sabe o que significa, exatamente, o que é ser padrinho ou madrinha de batismo? Pelo visto, não. Leia a respostas que dei a outras pessoas sobre o significado dos padrinhos de batismo. Talvez você possa esclarecer algumas dúvidas. Mesmo assim, vou retomar, brevemente, alguns pontos. Primeiro: para ser padrinho é preciso ser católico praticante. Pelo que você diz, não é o caso do seu namorado. Se ele está indo a uma igreja evangélica é sinal de que não tem firmeza na fé católica. Como ele irá orientar uma criança na fé católica se nem ele tem convicção do que quer? Segundo: você diz que ele foi batizado na Igreja Católica, mas não diz se recebeu os demais sacramento da iniciação cristã (eucaristia e crisma). Pelo visto, não. Para ser padrinho de batismo é preciso que a pessoa tenha recebido os sacramentos da iniciação cristã. Terceiro: para ser padrinho ou madrinha é preciso que a pessoa seja exemplo de fé e dê testemunho cristão (no caso, testemunho católico) para a criança que assumiu como afilhada. Vocês teriam condição de ser esse testemunho para essa criança? Ser exemplo de fé e dar testemunho é, entre outras coisas, ir a missa todo domingo e dias santos de guarda; confessar periodicamente, ou pelo menos uma vez ao ano, como pede a Igreja; fazer obras de caridade; ter algum engajamento pastoral na comunidade católica; ser um dizimista fiel e outras coisas mais que demonstrem que vocês são católicos praticantes. Estes são alguns critérios que se pede que tenham os padrinhos. Se você e seu namorado não se enquadram nestes quesitos, é prudente dizer a pessoa que convidou vocês para serem padrinhos, que vocês não estão preparados. Talvez o pai e mãe dessa criança também não saibam o papel do padrinho e da madrinha e essa seria uma ótima oportunidade de vocês dizerem isso para eles. Se os pais escolherem padrinhos conforme a orientação da Igreja, eles nunca se arrependerão por isso. E a criança vai agradecer para sempre por esse ato lúcido de seus pais. Enfim, pelo visto seu namorado não está preparado para ser padrinho. Caso você esteja, você poderá ser madrinha, sem que haja um padrinho. O que a Igreja pede é que haja um padrinho ou uma madrinha. Um casal de padrinhos não é exigência da Igreja. A única exigência da Igreja é que, independentemente de ser uma única pessoa, ou um casal, que estejam preparados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O PENSAMENTO DO DIA COM O PADRE MARCELO D’IPPOLITO:

  #Evangelhodehoje 🕯️📖🕯️ :”Com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outro...