Diversidade e inclusão são temas do quarto dia do Curso de Verão
Debates sobre Políticas Públicas de Juventude e seus desafios, como a inclusão social e a diversidade e direitos são reflexões propostas aos cursistas do 27º Curso de Verão promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep).
O evento teve início no sábado, 4, e prossegue até 12 de janeiro, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Reúne pessoas comprometidas com trabalhos pastorais, comunitários e com movimentos populares e suas causas. Este ano, o tema é “Juventudes em foco: por políticas públicas inclusivas em trabalho, educação e cultura”.
O assessor das CEBs e coordenador geral do Ceseep, padre José Oscar Beozzo, explica que o curso nasceu da relação entre a caminhada das CEBs e o desafio da formação dos movimentos populares.
“Infelizmente, esse ano o Curso de Verão coincidiu com a data de realização do encontro das CEBs, em Juazeiro do Norte. Assim, muitas lideranças foram participar do intereclesial e não puderam estar aqui no Curso de Verão. Mas, estamos muito interligados porque os dois eventos são irmãos gêmeos. A gente espera que um fortaleça o outro”, comenta.
Juventude e trabalho
No quarto dia do curso, o economista e professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Márcio Pochmann, falou sobre a realidade da juventude no mercado do trabalho e a relação do trabalho com a vida. De acordo com o pesquisador, “o trabalho continua sendo um organismo central” na vida de qualquer pessoa.
A professora de pós-graduação em antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Regina Novaes, tratou das políticas públicas voltadas à juventude no Brasil e destacou as conquistas e controvérsias. Segundo a estudiosa, são necessárias políticas de inclusão, que respeitem as diversidades e assegurem os direitos de cada pessoa.
O 27º Curso de Verão é transmitido ao vivo pelo internet: www.ceseep.org.br/cverao
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário