Transformando corações e vidas das pessoas com exemplos, palavras e ações
A manhã desta terça-feira, 7 de janeiro, marcou o início da Trezena de São Sebastião, padroeiro da arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro. O primeiro lugar visitado pela comitiva foi o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Centro. Lá, a imagem peregrina de São Sebastião levou esperança aos pacientes através das palavras de Dom Orani.
Em seguida, a imagem chegou ao Hospital Souza Aguiar, também no Centro da cidade. No local, o cortejo foi recebido pelo Vigário Episcopal do Vicariato Urbano, padre José Laudares, que a entregou ao capelão do hospital, padre Leonardo Holtz. No saguão, profissionais rezaram o terço diante da imagem, enquanto Dom Orani, repetindo a atitude realizada no INCA, percorreu as enfermarias, conversou com pacientes e os abençoou.
O arcebispo do Rio encerrou a visita com a oração missionária pedindo a intercessão de São Sebastião para a unidade hospitalar e sua bênção para funcionários e enfermos.
Imagem chega ao Hospital Souza Aguiar
“Infelizmente não podemos visitar todos os hospitais. Mas estamos aqui como Igreja que se faz presente junto aos doentes e profissionais a fim de ser um alento para as pessoas”, ressaltou.
Dom Orani João Tempesta destacou a missão da Arquidiocese do Rio em transmitir o amor e a caridade. Segundo ele, a Jornada Mundial da Juventude, ocorrida no ano passado, foi a grande manifestação do amor de Deus.
Ângelus na Tijuca
Dom Orani rezou o Ângelus com os fiéis na igreja dos Capuchinhos
No final da manhã, o cortejo do jovem mártir chegou à Paróquia São Sebastião, na Tijuca, onde foi rezada a Oração do Ângelus. A igreja guarda o marco da cidade, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem histórica de São Sebastião. Fiéis saudaram a comitiva com cânticos e aplausos junto com o pároco local, Frei Arles Dias de Jesus. O Vigário Episcopal do Vicariato Norte, padre Cláudio dos Santos, animou os presentes a caminhar na fé com o exemplo deixado por São Sebastião.
“É uma alegria podermos iniciar nossa Trezena, um grande incentivo ao nosso coração e a vida de todos nós. Com a vida de São Sebastião, percebemos a realidade do amor e o exercício da caridade, dada e doada em prol da fé no Cristo Jesus. Isso com certeza motiva nossa caminhada de doação. Ter presente São Sebastião em nossa caminhada de fé, torna-se um exemplo”, disse.
Após o momento de oração, o arcebispo motivou os fiéis a construírem uma cidade mais fraterna, justa e humana, especialmente em 2014 no qual a Arquidiocese do Rio celebrará o Ano da Caridade e a cidade seus 450 anos.
“Está lançado o desafio de viver a graça de Deus. Fazer reinar em nossas fronteiras a caridade e o amor de Deus. Eis aí nossa missão. Inspirados em nosso padroeiro para preparar bem os 450 anos do Rio de Janeiro e incrementar a caridade e o amor nessa cidade. Esse é o caminho que queremos trilhar para nossa cidade e que assim possamos contagiar os cidadãos. Criemos esse clima de fraternidade e caridade que é o grande desafio para nós nesse ano de 2014”, convocou Dom Orani.
À tarde, o cortejo seguirá para o Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca.
Confira a programação:
14h30 – Visita ao Hospital São Vicente de Paulo, Tijuca
16h – Visita à Capela S. Sebastião, Rua Joaquim Pizarros, Turano, Tijuca
18h – Missa de abertura da Trezena: Paróquia São Sebastião, Tijuca
>>> Veja a programação completa
Fotos: Guilherme Silva e Adam Lopes
Leia também:
>>> Veja a programação completa
Fotos: Guilherme Silva e Adam Lopes
Leia também:
Trezena de São Sebastião começa nesta terça-feira
Trezena de São Sebastião abre Ano da Caridade
Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014
Trezena de São Sebastião abre Ano da Caridade
Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014