Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador
Na tarde desta quarta-feira, dia 8 de janeiro, a Trezena de São Sebastião continuou sua peregrinação na Ilha do Governador, onde visitou a Capela São Sebastião e São Pedro. No local, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta presidiu uma celebração missionária.
Em seguida, a comitiva seguiu para unidades do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (DEGASE): os centros de sócioeducação Prof. Antonio Carlos Gomes da Costa, Dom Bosco e Padre Severino, que abrigam os jovens privados de liberdade. Dois alunos da Escola João Luiz Alves receberam a imagem missionária, enquanto o hino de São Sebastião era cantado por outros jovens.
No Centro Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (CENSE-ACGC), Dom Orani recordou as injustiças vividas por São Sebastião, lembrando que tudo é possível e, propôs que optemos sempre pelo bem.
“A Palavra de Deus nos lembra: cumpre a lei de Deus quem ama o próximo, e quem ama o próximo faz o bem ao outro”, disse ele enfatizando que a mensagem que deve marcar o coração dos jovens é a da possibilidade de se viver na fraternidade e assim ser feliz.
José Augusto Gonçalves Ferreira, diretor adjunto do (CENSE-ACGC), ressaltou a importância de receber a imagem missionária na Unidade:
“Nós trabalhamos com uma parte da população que é muito excluída pela sociedade, então todas as inciciativas que visem a promoção humana e social desses jovens são bem-vindas. Vemos uma carência muito grande nessa parte religiosa, então já que é feito esse trabalho aqui dentro da nossa unidade, é muito importante essa continuidade”, declarou ele.
Instituto Padre Severino
A imagem seguiu para o Centro Sócioeducativo Dom Bosco e foi recebida pelo diretor adjunto Flávio Artur Alves da Cunha, que acompanhou a celebração realizada pelo arcebispo.
Ao lado da comitiva durante todo o dia de visitas, esteve o Padre Alex Siqueira, vigário episcopal do Vicariato Leopoldina e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, e o Padre José Laudares, vigário episcopal do Vicariato Urbano, que em um dos momentos no DEGASE, citou São Sebastião como exemplo de quem dá a vida por amor.
Promoção da vida
A peregrinação continuou no centro geriátrico da Força Aérea Brasileira, a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), que é referência no atendimento à terceira idade. Recebida pelo diretor da unidade, o coronel Antônio Carlos de Melo, a imagem do padroeiro seguiu para a capela do hospital onde foi realizada a celebração missionária.
Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes
Cuidadora de idosos da Casa Gerontológica, Sara Alceia de Oliveira, frisou a gratidão como maior recompensa pelo trabalho que exerce:
“Eu trabalho com idosos desde os 12 anos e, sempre fui muito carinhosa e dedicada a eles. E no ano da caridade, no qual devemos exercer ainda com mais amor essas práticas, é maravilhoso poder receber a imagem de São Sebastião aqui”, declarou.
A comitiva seguiu para o Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), onde foi recebida pelo Capelão Padre Ronaldo Eustáquio dos Santos. Durante a celebração realizada na capela do hospital, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, Dom Orani mencionou o Papa Francisco, lembrando que ele nos ensinou a tratar com delicadeza e respeito as pessoas, não esquecendo de usar as palavras 'com licença, por favor e obrigado'.
Em frente ao cemitério do Cacuia, a comitiva fez uma breve parada, na qual foram feitas orações pelos fiéis defuntos. De lá, seguiu para a Matriz de São Sebastião, em Cocotá, sendo recebida com muita alegria e animação pelos fiéis. Na igreja o arcebispo presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo pároco local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário