domingo, 12 de janeiro de 2014

PERGUNTE E RESPONDEREMOS:

Depressão e suicídio
 
Tenho 64 anos e estou altamente depressivo. Muitas vezes me vejo impulsionado para o suicídio. Rezo muito e está é minha fonte de energia. Sou divorciado e vivo com outra mulher. Minha aflição e muito grande. O padre conhecendo-me perdoou e me autorizou a comungar. Creio na benção dele porque é o que mais quero. Ainda assim estou muito depressivo, quase sem controle sob mim mesmo.
 
A depressão não pode ser tratada apenas com elementos espirituais. Eles ajudam, mas não são suficientes. Para a depressão há que buscar tratamento médico, principalmente quando a depressão traz o desejo de tirar a vida. Você precisa buscar ajuda médica com urgência. Se você não tem condições, sozinho, peça ajuda a alguém a sua volta. Procure o padre e partilhe essa situação. Ele poderá ajudar você a encontrar um caminho que não seja apenas espiritual. Apenas a comunhão não irá resolver o seu problema de depressão. Além disso, na situação conjugal que você vive, não poderia comungar. Nenhum padre tem autoridade para autorizar alguém a comungar quando a pessoa vive uma situação conjugal irregular porque não é o padre que colocou essa norma, é a Igreja. O padre só pode autorizar alguém a burlar normas que ele criou e não as que vêm da Igreja. Se assim fosse poderíamos autorizar a comungar tantos casais que vivem tão bem uma segunda união, mas que são privados dela por não terem o sacramento do matrimônio. Você poderá comungar espiritualmente, pela Palavra de Deus e pela participação na comunidade, mas não pela comunhão Eucarística. É o que recomenda a Igreja. Porém, se você decide receber a comunhão eucarística, que seja uma decisão sua, mas não porque algum padre lhe autorizou.
 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- O PENSAMENTO DO DIA COM O PADRE MARCELO D’IPPOLITO:

  #Evangelhodehoje 🕯️📖🕯️ :”Com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outro...